Ferrari 288 GTO "verdadeiro"
Ferrari 288 GTO "verdadeiro"
Ferrari 288 GTO "verdadeiro"
Ferrari 288 GTO "verdadeiro"
Ferrari 288 GTO "verdadeiro"
Ferrari 288 GTO "verdadeiro"
Ferrari 288 GTO "verdadeiro"
Este Ferrari 288 GTO é na verdade um… Toyota MR2!

A Ferrari tem um portfólio de várias dezenas de modelos para mostrar, mas há cinco que saltam imediatamente à vista. Denominados como "Ferrari Big Five", este quinteto de luxo é formado pelo F40, F50, Enzo, La Ferrari e pelo 288 GTO. Este último é visto como o primeiro supercarro da marca de Maranello, "título" que faz com que tenha um preço de mercado a rondar os dois milhões de euros.

Como tal, é um automóvel que está ao alcance de muito poucos, ainda que seja o sonho de muitos. Por isso, há quem não olhe a meios para atingir os fins, isto é, há quem queira ter um Ferrari 288 GTO a todo o custo.

E este "Ferrari 288 GTO" – as aspas são propositadas – é exemplo disso mesmo, porque na verdade não passa de um Toyota MR2 com bancos de pele de um Mazda MX-5. Não percebeu? Nós explicamos.

Alguém usou a estrutura de um Toyota MR2 de 1993 para "carregar" uma carroçaria em fibra de vidro do Ferrari 288 GTO. O molde usado faz com que as semelhanças com um exemplar verdadeiro sejam muitas, mas os olhos mais treinados – ou os aficionados pela marca do "Cavallino Rampante" – identificam rapidamente várias diferenças.

As luzes dianteiras e traseiras são originais, mas a ausência do logo da Ferrari na grelha dianteira, no capot, na traseira e o símbolo da "Scuderia" junto aos espelhos laterais revelam que este modelo não passa de uma réplica.

Avançando para o habitáculo, são várias as diferenças para o 288 GTO "verdadeiro", a começar na consola central, passando pelos painéis das portas e terminando nos bancos em pele "roubados" a um Mazda MX-5.

As diferenças também chegaram ao motor. O 288 GTO original equipava um motor V8 biturbo de 2.8 litros que debitava 400 cv de potência, chegava aos 306 km/h e passava dos 0 aos 100 km/h em apenas quatro segundos. Já esta réplica conta com um bloco V6 de 3.0 litros de um Toyota MR2 que debita aproximadamente 300 cv.

Mas a maior diferença surge ao nível do preço. Tal como referimos acima, um exemplar em boas condições do 288 GTO ultrapassa facilmente os dois milhões de euros. Já esta réplica está à venda no ebay por apenas 29.950 libras, o equivalente a 33.700 euros. Uma pechincha se não se importar de comprar "gato por lebre".

Em destaque